Você sabe quantos dos seus produtos de cozinha são multi-uso e podem ser usados tanto para cozinhar quanto para limpar os cantinhos da sua casa?

Nós temos várias soluções naturais, baratas e muito práticas escondidas nas prateleiras da cozinha que substituem facilmente diversos produtos de limpeza cheios de químicos (e que geralmente custam uma fortuna!). Hoje nós vamos te ensinar algumas receitas de produtos de limpeza caseiros com ingredientes baratinhos que todo mundo tem na dispensa, como limão, sal e vinagre!

Limão mão na roda!

O limão é um dos ácidos mais básicos que usamos no nosso dia a dia da cozinha, mas ele também é um ótimo agente de limpeza! Excelente para ser usado em superfícies de metal, o suco do limão pode ajudar na hora de remover manchas e gorduras de pias e facas, assim como utensílios em cobre. Use o suco do limão diluído em água para limpar janelas, borrifando um pano próprio até ficar úmido, e tirar odores desagradáveis de roupas e tecidos, misturando uma colher do suco no sabão ao colocar na máquina. Ele também é excelente para tirar a gordura de azulejos, só borrifar um pouco do suco diluído e esfregar bem um pano.

Na dúvida de como usar? Lembre que o limão é um ácido, logo, ele te ajudará na limpeza de superfícies engorduradas e na hora de elimina odores azedos, como suor e cheiro de alho e cebola. Mas não se esqueça: limão mancha a pele! Então ao manusear, use sempre luvas de borracha para se proteger.

Sal pra que te quero!

O sal, além de ser ótimo para limpar as energias (olá para as amigas místicas de plantão!), é muito bom na hora de limpar roupas. Quando misturado ao sabão em pó, ele age na manutenção de roupas coloridas, e até deixando as roupas brancas mais brancas (exatamente como um produto bem famoso por aí…), é só misturar uma colher de chá para cada tampinha de sabão e colocar a máquina para rodas. Para a limpeza de panelas e frigideiras de ferro, é ótimo para ajudar a tirar manchas e ferrugens, misturando um punhado de sal com água e deixando ferver um pouco, só cuidado para não esfregar com força e riscar – aqui você tem que limpar com um pano de prato ou papel toalha!

E um truque que vai todo mundo ficar de queixo caído: quando misturado com vinagre branco e bicarbonato de sódio, ele é ótimo para retirar manchas escuras, como as de vinho tinto de tecidos (Ufa! Drama nunca mais!) e manchinhas de copos em móveis de madeira. É só aplicar a misturinha por alguns minutos e deixar a mágica acontecer!

Um bicarbonato, mil usos!

Esse composto funciona de um jeito bem parecido com o limão, é ótimo para tirar manchas, dar brilho e desengordurar superfícies. Quando misturado em água quente, a pastinha que é formada serve para limpar quase tudo: fogão sujo, azulejo engordurado, banheira manchada… É só aplicar uma camada grossa dela e esfregar com cuidado para não riscar, dependendo da superfície. E para aquele momento desesperador do ralo entupido? É só ferver uma chaleira de água e misturar uma xícara de bicarbonato com uma xícara de sal (sim, isso tudo!), e despejar ralo abaixo, mas se precisar de algo mais poderoso, é só acrescentar uma colher de vinagre. E para deixar a geladeira livre de cheiro de comida guardada? É só colocar quatro colheres de bicarbonato de sódio em um potinho e deixar ele destampado lá dentro, troque a cada três meses e você estará livre daquele cheirinho-surpresa que acontece quando deixamos muitas coisas misturadas dentro da geladeira.

Vinagre para toda obra

Feito com ácido acético, o vinagre é uma coisa que todo mundo tem em casa e toda avó já ensinou para a gente algum truque muito bom de limpeza, seja da casa, do cabelo… Aqui, usamos ele na hora de higienizar carpetes ou tapetes, perfeito para tirar sujeiras e manchas, é só misturar um pouco em agua morna, borrifar no local que precisa ser limpo e esfregar bem até sair. Se a mancha for persistente, é só adicionar uma colher de bicarbonato de sódio, borrifar novamente e deixar agir por 10 minutos para tentar limpar novamente. Fácil, simples e sustentável! E se você estiver preocupada com o cheiro, não se preocupe, ele some rapidinho. Além de ser perfeito para manchas, ele é ótimo na limpeza de pisos e rejuntes, quando diluído em água morna. E para quem quer deixar vidros e espelhos limpinhos, é só dissolver uma tampinha de vinagra em 4 tampinhas de água, borrifar e limpar – fica brilhante!

Um casa mais sustentável para o planeta e sua carteira

Muitas vezes não nos perguntamos quais os compostos dentro de vários produtos de limpeza – cheios de químicos e muitas vezes, poluentes em seu descarte, esses produtos geram muitos dejetos em sua fabricação e na hora de serem jogados fora. 

A humanidade viveu muitos séculos sem várias dessas tecnologias de pontas, e soluções caseiras, baratas e sustentáveis podem ser a nossa saída para um dia a dia com menos impacto na poluição mundial e com menos impacto nas nossas carteiras. Além de serem uma mão na roda para aquele momento que você é pega de surpresa na faxina e acabou um produto que você considerava essencial, não é mesmo?

Fiquem sempre ligados em nosso blog porque nossa equipe adora compartilhar essas dicas que facilitam a nossa vida!