5% OFF em seu próximo pedido! Cupom: MV2019

Esmalte Natural e Orgânico: Suas Unhas agradecem!

Você sabe quais substâncias levam os cosméticos que você usa na sua rotina? E se falarmos que os esmaltes também possuem químicos que podem fazer mal à saúde?

Com muitos componentes que, comprovadamente, prejudicam a saúde, os esmaltes são muito populares entre meninas e mulheres. E, embora nos Estados Unidos e na Europa muitos deles já tenham ingredientes mais naturais, aqui no Brasil são poucas as empresas que se dedicam à oferecer produtos menos prejudiciais e mais sustentáveis para o mercado. Algumas pessoas mais sensíveis sentem como esses produtos fazem mal, partindo para opções como esmaltes hipoalergênicos e mais naturais.

Feitos basicamente de solventes e resinas, os esmaltes formam um filme plástico nas unhas, colorindo-as, mas o que poucos sabem é que muitos desses componentes são produtos químicos pesados que, ao longo do tempo e da frequência, são absorvidos pelo organismo através dos poros que temos nas unhas e por cutículas fragilizadas.

Saiba mais sobre os compostos químicos que vão nos esmaltes:

  • Tolueno, Formol e dibutil ftalato (DBP)

São três dos solventes mais utilizados pela indústria de cosméticos hoje, sendo eles confirmados como agentes cancerígenos e que enfraquecem as unhas. Muitos ativistas que advogam por uma vida mais saudável e natural os chamam de “o trio tóxico”.

  • Resinas

Elas são os plásticos responsáveis por deixar o esmalte seco e brilhante, a mais famosa é a Nitrocelulose, que não é só nociva para quem a inala, mas também é responsável por grande parte das dermatites desenvolvidas por mulheres.

  • Plastificantes

Adicionados ao esmalte para aumentar a sua maleabilidade e durabilidade, a cânfora é muito utilizada na indústria e condenada por ser altamente venenosa quando inalada. Outro muito usado pelos fabricantes é o poliuretano, também responsável por alergias.

Como entender os compostos dos esmaltes

Confie sempre nos seus sentidos. Esmaltes de cheiro muito forte e químico? Com certeza está cheio de componentes que podem te causar mal! Uma das regras estabelecidas são os selos 3free, 4free e 5free, que determinam a quantidade de químicos presentes, sendo a sua classificação:

  • 3free: Não contém Tolueno, Formol e DBP (o “trio tóxico”)
  • 4free: Não levam nem o trio tóxico nem a resina de formaldeído;
  • 5free: Estão livres do trio tóxico, da resina de formaldeído e  de cânfora.

Qual o melhor esmalte para mim?

Esmaltes veganos

Mais saudáveis e seguros que os esmaltes convencionais, os esmaltes veganos não são a mesma coisa que esmaltes hipoalergênicos ou esmaltes orgânicos. Eles carregam um selo de cruelty-free por não testarem nenhum de seus produtos em animais e não terem entre seus compostos produtos de origem animal. Embora já sejam uma alternativa mais segura, não necessariamente são mais saudáveis ou naturais. A vantagem está em não terem produtos de origem animal, o que muitas vezes implica em componentes sintéticos.

Para as alérgicas!

Na dúvida? Busque sempre esmaltes 5free e se mantenha atenta aos corantes utilizados na fórmula! Os esmaltes hipoalergênicos são aqueles feitos com compostos que não trazem reações alérgicas às usuárias.

Esmaltes orgânicos e naturais

Do mesmo jeito que os esmaltes veganos não garantem um esmalte mais saudável, esses esmaltes são os mais seguros da categoria de produto, mas nem sempre são veganos! Os esmaltes orgânicos, ou naturais, são alternativas que não levam compostos químicos e sintéticos, buscando componentes presentes na natureza e, portanto, menos nocivo ao nosso organismo. Eles são ótimos para quem está atrás de uma versão mais ecológica para a rotina de beleza.

Por que os esmaltes naturais são melhores?

Além de promoverem uma rotina mais sustentável com o meio ambiente e trazerem para perto um dia a dia mais ecológico, esses esmaltes não deixam resíduos nocivos no seu corpo!

Alternativas veganas, ecológicas e esmaltes sustentáveis já são uma realidade para as pessoas que amam ver as unhas coloridas, além de já existirem no mercado em cores divertidas e cheias de informação de moda!

Os nossos escolhidos sempre, e também do mercado global de cosméticos naturais, são os da Twoone Onetwoo, já conhecida por seus cosméticos naturais e veganos, cheios de charme com uma qualidade de surpreender. As nossas cores favoritas? Você confere clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?