5% OFF em seu próximo pedido! Cupom: MV2019

Descarte os descartáveis

Quanto lixo nós produzimos em uma semana? E quanto desse lixo produzido poderia ser substituído por produtos reutilizáveis?

Nos últimos 10 anos, dentro dessa cultura do fast, houve um boom no uso de plásticos e objetos descartáveis para o dia a dia. Segundos fontes como a ONU, com mais de 17,5 milhões de toneladas de plástico sendo descartados, eles compões 80% do lixo presente dentro de oceanos e rios, e se a forma como consumimos continuar assim, até 2050 teremos mais descartáveis do que peixes no mar.

O problema não para por aí: temos praias, florestas e áreas de proteção ambiental também contaminados pelo descarte indevido de plásticos e outros poluentes – toda a fauna e a flora como conhecemos está ameaçada e cada ano que passa vemos menos espécies sobreviverem ao comportamento predatório que levamos com um descarte desenfreado de objetos.

A verdade nós já sabemos: ou mudamos a forma como consumimos e cuidamos do meio ambiente, ou em breve estaremos afogados em um mar de descartes. Reduzir o uso de plásticos no seu dia a dia, assim como praticar um consumo consciente, é mais fácil do que parece, principalmente com o blog de hoje, que ensinaremos dicas para reduzir o lixo que você produz.

Alternativas sustentáveis para o seu dia a dia

Canudos ecológicos, talheres de bambu, embalagens reutilizáveis… A maioria desses produtos já estão na mídia desde o ano passado, e são neles que apostamos para evitar o uso de plásticos e outros descartáveis, como guardanapos de papel e alumínio.

O clássico combo de talheres de plástico e canudinho, encontrados em muitas cadeias de restaurantes de fast food e em deliverys, podem ser substituídos pelos talheres de bambu e os canudos reutilizáveis. As sacolinhas de supermercado, por sua vez, podem ser trocadas pelas fiéis ecobags.

Para os cuidados pessoais, temos diversas alternativas seguras e sustentáveis, como é o caso dos coletores menstruais e os discos de limpar maquiagem feitos de pano, que podem ser lavados após cada uso, reduzindo substancialmente a quantidade de material que descartamos diariamente.

Por que adotar recursos e alternativas sustentáveis?

Além de muito mais ecológicos e, muitas vezes, mais seguros em sua composição, utensílios e acessórios reutilizáveis impactam diretamente nos nossos gastos, reduzindo-os em números impressionantes!

Quando adquirimos um produto que dura mais do que uma única vez, abrimos a porta para uma novo hábito de consumo. Vamos dar um exemplo: quantos absorventes você utliza para cada período menstrual e quanto é o custo mensal que isso tem para você? Agora imagine um coletor menstrual, que a compra é feita apenas uma vez e você pode usar de dez a quinze anos! É uma baita diferença no orçamento, não?!

Usar produtos reutilizáveis e sustentáveis é se preocupar com a saúde do meio ambiente, com a sua saúde financeira e também com sua saúde física. 

Nós sabemos que essa mudança não é imediata, então fica aqui a nossa maior dica: se você ainda não mudou o seu dia a dia, faça do jeito mais simples – Na próxima vez que for ao supermercado, lembre-se de levar uma ecobag! 

Quer saber mais sobre alternativas sustentáveis? Confira a nossa galeria de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?