Fale pelo Whatsapp: (21) 98144-5923 | FRETE GRÁTIS nas compras acima de R$100,00 (ES, SP e RJ) e acima de R$350,00 (MG, RS, PR E SC)

Como saber se a maquiagem é vegana e cruelty-free?

Toda maquiagem vegana é cruelty-free? E como podemos identificar isso? Produtos cruelty-free e produtos veganos são coisas diferentes, e embora todos os produtos veganos sejam cruelty-free, nem todos os produtos cruelty-free são veganos.

Cruelty-free, quando traduzimos para português, significa “livre de crueldade”, ou seja, produtos que não são testados em animais. Cada vez mais presentes no mercado e hoje uma exigência básica da maioria dos consumidores, os produtores que levam o selo cruelty-free garantem que toda a sua produção é feita sem o uso de animais como cobaias, mas pode conter ingredientes como mel e derivados de origem animal. O produto considerado vegano é aquele que não leva nenhum compostos de origem animal e também feito sem testes em animais.

Para ajudar a vida dos veganos e de quem está iniciando esse estilo de vida, juntamos aqui algumas formas de identificar e diferenciar produtos veganos de não-veganos.

Para ficar de olho…

Embora a maioria dos produtos veganos carreguem um selo garantindo a sua falta de compostos de origem animal, o ideal é sempre ficar de olho “na bula”, lendo os ingredientes utilizados naquele produto para ter a certeza, não é mesmo?!

Na hora de escolher comidas e roupas, fica mais fácil. Lãs e tecidos como couro são proibidos em armários veganos, dando lugar para tecidos sintéticos. Quando se trata de comida, as que levam ovos, queijos, leites de origem animal e mel, deixam de ter espaço nas geladeiras e despensas.

E quando falamos de cosméticos, como identificar?

Os ingredientes mais simples como ácido láctico e albumina são óbvios, mas itens como ômega-3, lecitina e glicerina, quando não indicada como de origem vegetais, normalmente são extraídas de animais. O mesmo serve para a Vitamina A, quando o produto for vegano, ela será substituída por Carotenoides, ou ProVitamina A. Os ácidos esteáricos e hialurônicos também são de origem animal, mas podem ser sintéticos, então busque essa indicação nos produtos, assim como o colágeno e o almíscar.

Fuja desses ingredientes!

Essa lista é a CERTEZA de que um produto tem componentes de origem animal, então preste atenção na lista de ingredientes para não se deparar com alguns desses!

  • Caseína — derivado de leite animal;
  • Carmim ou ácido carmínico — é extraído de insetos esmagados e usado como corante;
  • Lanolina — esses ácidos graxos são secretados de pele de ovelha;
  • Tutano e placenta de boi — retirado dos bois e comumente usados em produtos para o fortalecimento do cabelo;
  • Queratina — é uma substância retirada da juba, penas ou chifres dos animais;
  • Esqualeno — também chamado de esqualano, essa substância contém óleo de fígado do tubarão.
  • Vitamina D3 — normalmente, a vitamina D3 é obtida a partir de cera de lã de ovelha (lanolina) ou de óleo de peixe; a alternativa vegetal é a vitamina D2.

Como ter a certeza de que meu produto é vegano? E cruelty-free?

O melhor jeito de saber é entrando em contato com o SAC da empresa. Obrigatório por lei, todos os atendentes são treinados para tirar as dúvidas básicas quanto a formulação e ingredientes presentes nos itens que uma marca vende.

Outra forma de encontrar respostas certeiras e indicações de bons produtos é na internet. Milhares de grupos, fóruns e ferramentas já são realidades para os veganos, que se ajudam com um infinito de dicas boas para tornar o dia a dia desse estilo de vida mais fácil.

Esses produtos, tanto os veganos quanto os cruelty-free, costumam vir com selos de entidades especializadas em suas caixas e embalagens. Certificações como o Selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), Certificado Ôrganico, o internacional Vegan Society e até mesmo o selo CRUELTY-FREE são garantias de que aquele produto é produzido de acordo com as leis que respeitam o seu estilo de vida.

Comprando cosméticos veganos

Na Maria Verde prezamos por uma oferta ampla e variada de produtos veganos, cruelty-free e naturais! Nós adoramos saber que nossos compradores e seguidores buscam um estilo de vida mais sustentável e sempre estamos atrás de marcas sérias e comprometidas com o veganismo.

Conheça mais sobre nossos produtos clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?