Hoje nós mulheres temos diversas opções de absorventes que fogem dos super-poluentes como os absorventes descartáveis.  Os copinhos e absorventes reutilizáveis vieram para revolucionar a forma como nos relacionamos com nossos corpos e com os ciclos menstruais.

Mas como você escolhe o melhor para você?

Hoje vamos falar de opções para quem não se sente confortável com os copinhos coletores ou quer mais de uma opção durante as diferentes fases do ciclo. O absorvente de pano e a calcinha absorvente vêm para suprir aquela demanda de mulheres que não curtem absorventes internos, fazendo o papel de um absorvente externo, mas que pode ser reutilizado ao longo do tempo.

Feitos com materiais especiais que absorvem o sangue e bloqueiam seu cheiro, as duas opções são interessantes. E para saber qual é a melhor opção para você vai muito do conforto. Vamos falar mais sobre isso logo abaixo:

A calcinha absorvente

Você já deve ter visto em várias propagandas e em lojas mais descoladas. As calcinhas absorventes são um produto relativamente novo dentro do mercado de cuidados femininos, mas já faz diferença na forma como nos relacionamos com a nossa menstruação. 

Feita com camadas que absorvem o sangue, protegendo a pele para mantê-la seca e bloqueando os odores, essas calcinhas podem ser usadas nos mais diversos tipos de fluxos ( mas mulheres com fluxos intensos não costumam recomendar o uso). Muitas mulheres gostam de usar no período noturno, por se sentirem mais confortáveis e menos “presas” a outros tipos de absorventes. 

O tempo que ela segura a menstruação vai variar pela intensidade do fluxo e do modelo de calcinha escolhido.  A nossa dica é sempre que for a primeira vez testando o produto/modelo, escolha um dia que você ficará em casa e poderá se trocar caso necessário!

Sustentáveis, reutilizáveis, super modernas e, mais importante, muuuuuito confortáveis, essas calcinhas geralmente são veganas e feitas de forma ética. Hoje no Brasil podemos encontrar diversas marcas, podendo destacar a Pantys e Korui.

Como todos os produtos para menstruação, a calcinha absorvente também tem um limite de uso, e deve ser trocada a cada 50 lavagens em média. 

Veja nossas calcinhas absorventes

O absorvente de pano

Por sua vez, funciona como um absorvente externo comum, mas é reutilizável e feito com um material que não causa nenhum problema como alergias e assaduras na região da vagina (nossos corpos costumam ficar mais quentes durante o período menstrual, e como consequência, suamos mais, o que pode causar diversos problemas).

Feitos com tecidos inteligentes e modernos, o absorvente de pano evoluiu muito desde os séculos passados e hoje se tornou altamente respirável, impermeável e super absorvente, tirando de campo o medo que surgia toda vez que falávamos desse método. Além de serem feitos com tecidos mais fáceis de lavar e secar sem grandes dores de cabeça! E não apenas isso: eles são feitos de forma mais natural, não contendo géis e outros materiais que podem ser prejudiciais à saúde da mulher no longo prazo. 

Por serem feitos pensando no corpo feminino, esse tipo de absorvente tem um design inteligente e anatômico, que previne vazamentos e sendo recomendado para as mulheres com fluxos mais intensos que querem abandonar os métodos descartáveis de absorção para a menstruação. 

Veja nossos absorventes de pano

Já viu que é uma questão de se conhecer bem, né? 


Entender o seu fluxo, o tipo de rotina que você leva e o quanto você está disposta são os três fatores mais importantes na hora de escolher qual produto você prefere durante o seu ciclo menstrual. Mas a parte boa é que nenhuma dessas escolhas te limita, muito pelo contrário: a maioria das mulheres usam métodos combinados para se cuidarem durante a menstruação, escolhendo qual é o melhor a partir do dia do ciclo no qual ela está!

Quer saber mais sobre as opções reutilizáveis para cuidados femininos e menstruação? Nós selecionamos alguns dos nossos produtos favoritos, basta clicar aqui!