Desde o século passado, o uso dos polímeros (plásticos) tem se tornado cada vez mais frequente. Por sua resistência, muitos dos artigos do dia a dia tem plástico como matéria prima. O problema é que, mesmo depois de descartados, esses materiais se mantêm conservados no meio ambiente.

Essa disseminação aconteceu por sua resistência à biodegradação. Produtos compostos por esses materiais, mesmo depois de jogados fora, continuam por muitos e muitos anos conservando suas propriedades. Por isso, poluem o ambiente e aumentam a quantidade de lixo.

Ainda bem que a consciência ambiental está cada vez mais relevante! Atualmente temos visto cada vez mais a busca por produtos biodegradáveis, que se desfazem com o tempo (ao invés de acumular lixo pelo planeta). Mas você sabe como identificar produtos ecológicos e biodegradáveis? Onde comprar? Confira aqui!

Mas você sabe como identificar produtos ecológicos e biodegradáveis? Onde comprar? Confira aqui!

Os produtos ecológicos são aqueles que consomem menos energia, seja na produção ou no consumo. São mais duráveis, não tóxicos, feitos de materiais reciclados ou recicláveis e com o mínimo de embalagem possível.

Os produtos biodegradáveis são ecológicos porque se decompõe pela ação de microrganismos presentes na natureza. Para serem considerados biodegradáveis, não podem gerar resíduos poluentes que se acumulem no ambiente e devem ter a capacidade de se reintegrar com o menor impacto possível. São produzidos a partir de produtos biológicos: plástico ecológico ou bioplástico, proveniente de resíduos vegetais como amido de milho, cana-de-açúcar, soja, arroz. Seu processo de produção é muito menos agressivo ao meio ambiente.

Os materiais não biodegradáveis são produtos sintéticos como plástico, vidro, baterias, dispositivos eletrônicos, lixo hospitalar.Como não se decompõe facilmente, se não forem eliminados adequadamente, podem causar poluição, bloquear os drenos e prejudicar os animais.

Impacto no meio ambiente

Os desperdícios e impactos causados por materiais não biodegradáveis criam mais um problema para a sociedade. Peças de computador mal descartadas, baterias, óleo de motor usado e suprimentos médicos contêm produtos químicos muito nocivos para o meio ambiente.  Por isso é importante buscar métodos para incentivar a separação desses materiais, para a reutilização, reciclagem ou descarte seguro.A reciclagem é um processo para proteger a sociedade dos perigos do nosso enorme volume de lixo. Saber mais sobre os tipos de resíduos pode incentivar a participação ativa em soluções para evitar ou minimizar problemas como a enorme quantidade de plástico no oceano e o aumento da quantidade de Clorofluorcarbonetos (CFCs) cfc na camada de ozônio.

Materiais biodegradáveis

As indústrias de cosméticos, produtos de limpeza, construção, embalagens começaram a produzir embalagens recicláveis, reutilizando materiais e embalagem e até mesmo materiais biodegradáveis. É uma tentativa, muito bem vinda, de mitigar os impactos no meio ambiente.

Onde comprar produtos biodegradáveis

Os benefícios que esperamos ter constantemente do planeta são na verdade provenientes de recursos limitados. Seu uso excessivo e abuso podem nos prejudicar, e bastante, no futuro! Procure alternativas menos agressivas! Ajude a proteger o meio ambiente e tenha uma casa limpa e agradável. Você tem mais opções do que nunca: conheça os produtos ecologicamente corretos da Maria Verde, sua primeira opção em produtos naturais, orgânicos e veganos.